Dicionário online (ou, como quem diz, toda a gente sabe de tudo, na internet)

Li no outro dia, um estudo que dizia que, qualquer coisa como 5 em cada 10 Portugueses não possuíam um dicionário em casa. Achei triste. Eu tenho dois, desde os cinco anos de idade. Na altura, achava muito aborrecido quando perguntava ao meu pai o que é que A, B ou C queria dizer e ele obrigava-me a ir ver ao dicionário. E depois eu lia e, mesmo quando não entendia a totalidade da coisa, fingia, para não ter de passar por aquela maçada toda. Mas ele, esperto que era, obrigava-me a ir ver a significação da significação. E assim eu aprendi. E hoje agradeço-lhe do fundo do coração, essa dedicação. E o gosto pelas palavras vem dele. Que, como eu, escrevia e publicava os seus poemas em jornais. Um dia, mostro-vos aqui um dos seus poemas mais publicados. É lindo. O meu pai tinha a escrita no sangue. Sei de onde eu herdei isso.

Mas continuando, hoje estou a sentir-me especialmente condescendente para com o mundo, em especial os menos afortunados. Por isso, e em respeito por todos aqueles que não possuem um dicionário, vou deixar aqui uma ou duas definições, segundo o Dicionário Online, Priberam (http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx), que pode e deve ser usado por toda a gente que tenha acesso à internet.

 

i·mi·ta·ção 

<categoria_ext_aao>substantivo feminino

1. Acto de imitar.

2. Coisa imitada..

 

i·mi·tar – Conjugar

<categoria_ext_aao>verbo transitivo

1. Fazer à semelhança de.

2. Reproduzir (o que outrem fez).

3. Tomar por modelo.

4. Assemelhar-se a.

5. Arremedar.

 

ob·ses·são 
(latim obsessio-oniscercoassédiobloqueioperigo iminente)

<categoria_ext_aao>substantivo feminino

1. Importunação perseverante.

2. Perseguição diabólica.

3. Ideia fixa.

4. Preocupação contínua.

5. [<dominio_ext_aao>Espiritismo]  Interferência ou influênciageralmente negativaexercida por um espírito sobre outro.

 

Por exemplo, quando tu mudas o teu nome do instagram, ou metes os títulos dos teus textos entre parênteses e coisas assim. (fazer à semelhança de; reproduzir o que outrem fez).

 

Mas, agora, vem a minha favorita de todas:

de·sin·te·res·se |ê| 
(des- + interesse)

<categoria_ext_aao>substantivo masculino

1. Falta de interesse..

de·sin·te·res·sar – Conjugar
(des- + interessar)

<categoria_ext_aao>verbo transitivo

1. Tirar o interesse a ou provocar indiferença. ≠ INTERESSAR

2. [Pouco usado]  Privar de interessedos lucros.

<categoria_ext_aao>verbo pronominal

3. Deixar de ver interesse emperder o interesse por (ex.: desinteressou-se do assunto). ≠ INTERESSAR-SE

4. Deixar de partenão ligar a. = NEGLIGENCIAR

 

Kiss, kiss, ameninacordecanela ❤

 

P.S.: Acho que não havia nenhum estudo, inventei os dados.

Deixe uma Resposta

