Friday the 13th

Bom dia!

 

845166

 

Hoje levantei-me cedo, mesmo que não tenha nada de muito produtivo para fazer (excepto estudar, mas vamos a isso depois).

Ora, que dia é hoje? É isso mesmo: sexta-feira 13. Eu não sou nada supersticiosa, não acredito muito nessas coisas da sorte e do azar. Acho que a nossa sorte e o nosso azar somos nós que criamos, com base nas coisas e escolhas que fazemos. Claro está, há coisas que nos escapam, mas isso é algo diferente.

O dia hoje está, mais uma vez, bonito e solarengo. Parece que o verão se preparou e trouxe consigo todas as coisas boas. Eu não sou uma pessoa de verão, confesso que prefiro as mantas e o café quente do Outono mas, ainda assim, sol é sol! 🙂

Contudo, hoje não trago só coisas boas. A verdade é, cada dia é mais visível que as coisas se andam a deteriorar, no mundo em geral e no nosso país.

Ontem li uma notícia que me deixou muito triste. É impressionante como descartamos as pessoas, como se de pratos de plástico fossem, que depois de usar, deitamos fora. Sem nenhuma utilidade. O grupo Controlinveste, que alguns devem conhecer, é um dos maiores grupos de media em Portugal, com presença nos setores de imprensa, rádio, televisão e internet. Entre os quais, a minha rádio estagiária, TSF. Mas não só: detém o DN, o JN, etc. Em 2012 o grupo Controlinveste passou para as mãos de investidores angolanos, venda que ficou concretizada este ano de 2014. Joaquim de Oliveira cedeu o grupo porque haviam demasiadas dificuldades financeiras envolventes, e deu-se uma reestruturação. Não entrando demasiado em pormenores, que também não os sei com o rigor preciso para falar muito a fundo, deu-se esta quinta-feira uma manifestação à porta do DN, por causa dos despedimentos coletivos de mais de 100 trabalhadores do grupo. A decisão foi justificada com a quebra de receitas e a necessidade de reduzir custos do grupo.

Entre os que foram despedidos, encontra-se João Paulo Baltazar, da TSF. Eu, como estagiária da rádio, fico profundamente triste por esta situação. Nem toda a gente pode presenciar em primeira mão como funciona o mundo do jornalismo mas, para nós estudantes de comunicação, é-nos mais visível as carências do meio. A TSF é uma rádio de prestígio em Portugal, talvez a melhor e maior rádio de notícias. Mas tem carências a nível de pessoal. As equipas estão cada vez mais curtas e existe alguma falta de meios. Apercebi-me disso quando entrei aqui. Portanto sei e entendo que a última coisa que é precisa são despedimentos e cortes. Não queremos perder o nível da rádio mas, evidentemente, com a precariedade vivida, é o que vai acontecer.

O que também me deixou mais incrédula, é que esta manifestação aconteceu ontem e foram poucas as noticias que se viram a falar desse assunto. Da copa do mundo, da vitória do Brasil, dos Santos, etc etc, mas dar a devida atenção a este assunto, parece-me que ficou em negligência. Digo eu…

Enfim, sem me prolongar demasiado, deixo-vos aqui o link de João Paulo Baltazar e outro link do artigo do Expresso, sobre o assunto.

Link 1 (http://www.publico.pt/portugal/noticia/jornalistas-protestam-em-lisboa-contra-despedimentos-na-controlinveste-1639661)

Link 2 (http://m.expresso.sapo.pt/inicio/modal/destaques/artigo/875427)

 

Enfim, mas como a vida não é feita apenas de coisas más, não nos esqueçamos também das boas. Saiam à rua, aproveitem o bom tempo, o sol, ganhem cor (Deus sabe que eu preciso. Isto de ser-se morena por excelência e viver no Algarve, é um luxo. Depois, vir para Lisboa é empalidecer. Pareço uma lula e, acreditem, isso não é fácil :o)

 

10172721_10152447158738287_6311911345824167187_n
Nem precisa de comentários…

 

Continuando… Isto não é um blogue de moda pois, como o nome indica, são apenas crónicas de uma Cashier, sobre tudo e sobre nada. Até nem poderia ser porque de Moda eu entendo muito pouco. De estilo, é outra conversa. Estilo é a Elegância, como dizia o meu beloved Pitigrilli, por quem eu tenho o maior dos aprezos. Estilo é saber-se ser. Moda, é a tendência usada por quem não tem estilo próprio.

68ba50e1f11b643dada77c3708b01adc

Enfim, mas apelando um bocadinho ao meu lado consumista (que é o mínimo possível, menos no que toca aos livros – já disse que comprei muitos, esta semana??), vou deixar aqui sugestões de sapatinhos lindos que eu quero que me ofereçam 😀

Estes são da ASOS (http://www.asos.com/)

image1xxl image2xxl image3xxl (1) image3xxl

 

 

Deixe uma Resposta

