Ato de fé

a14553f2fbf5eb71086bb7e84ebe9ee7

 

fé 
(latim fides-ei)

<categoria_ext_aao>substantivo feminino

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.

2. [<dominio_ext_aao>Religião]  Sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos. = CRENÇA

3. Religiãoculto (ex.:  cristã islâmica).

4. [<dominio_ext_aao>Religião]  Uma das virtudes teologais.

5. Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = CONFIANÇAESPERANÇA ≠ CEPTICISMOINCREDULIDADE

6. Fidelidade.

7. Prova.

8. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.

Não sou uma pessoa religiosa. Nunca fui. Não me batizaram, não cresci nesse meio. Nunca fui à igreja sem ser em funerais. Andei na catequese, porque era obrigatório e, mal deixou de o ser, saí. Nunca rezei, acho que nem o sei fazer. Mas já pedi. Ah, já pedi diversas vezes, a alguém, a qualquer coisa, qualquer força, ajuda. Já pedi, já me ajoelhei, juntei as mãos, pedi e chorei. Nunca obtive resposta às perguntas que fiz. Nunca vi uma luz, nunca falaram comigo. Mas, a verdade é, que pedir atenua a dor. Seja ela qual for. E isso é porque existe . Eu não acredito em Deus, mas sou crente que devemos ter fé. Fé é acreditar em qualquer coisa, em qualquer pessoa, mesmo que essa pessoa sejamos nós. Fé é força. É ir procurá-la, buscá-la aos recantos mais escondidos que possuímos. 

Eu tenho fé. Eu acredito. Mesmo depois de n coisas que se atravessaram na minha vida, eu ainda tenho esperança de dias melhores. Eu ainda peço, mesmo que continuem sem me conceder. Sim, eu tenho fé.

Tenho-a em mim, tenho-a em ti. Tenho fé em pessoas que, como tu, conseguiram ultrapassar esses tormentos. Tenho fé que consigas. Tenho fé nas pessoas que, como eu, acreditam em ti e em todos como tu.

É-nos intrínseco ter fé. Acreditar. Todos acreditamos, porque isso nos facilita a vida. Crer que podemos ter mais, melhor. Ser. Está-nos no sangue, na alma, na cultura.

Não sou religiosa nem me vou converter. Não tomo as minhas decisões porque Deus olha por mim, ou me julga. Mas creio numa força, numa esperança, numa espiritualidade minha, própria, privada. E tenho fé nela e essa fé ajuda-me a ultrapassar tudo. Ajuda, mas não o faz por mim.

Eu ainda tenho medo(s), mas tenho fé que vou ultrapassá-los. E isso é meio caminho andado para o fazer.

E, da mesma forma, tu também. Procura a tua fé e, ao achá-la, tens o teu caminho facilitado. Encontra aquilo que te faz ter força, que te faz acreditar. Se eu acredito que tu consegues, tu tens de fazer o mesmo! Já deste dois passos.

This life isn’t fair
It’s gonna get dark, it’s gonna get cold
You’ve got to be tough, but that ain’t enough
It’s all about soul

Cláudia de Oliveira, 17.06.2014 , Lisboa.

 

 

Deixe uma Resposta

