De mãe para mãe: “Não tenha pressa, mas não perca tempo.”

Não sou mãe, ainda. Mas sou filha, sou tia, sou mulher, fui neta, e sou Humana. E,  como toda a gente, sei que o tempo é relativo. O tempo que cada um leva a aprender algo, a executar determinada tarefa, a tornar-se alguém é relativo. Graças a alguma coisa, alguma força cósmica ou espiritual, somos todos diferentes e caminhamos todos em timmings diferentes e cada um faz cada coisa a seu tempo. Sei que não devemos apressar ninguém a chegar primeiro a uma meta, porque todos chegamos lá. Uns primeiro, outros depois, mas o que interessa é chegar, a nosso próprio tempo.
Portanto, também me irrita quando alguém manda para o ar que x já devia ter feito, já devia ter aprendido…
O meu perfeito sobrinho já tem nove mesinhos, perfeitos. E ainda não tem dentinhos fora da gengiva. Mas ouço pessoas a dizerem “já está na altura dele ter dentes”, ou que já devia falar coisinhas engraçadas. Ou que devia ser mais gordinho. Ou que devia ter deixado de mamar antes. Ou que a minha irmã devia fazer isto e não fazer aquilo, ou não daquela forma. Eu também lhe digo isso, às vezes.
Mas cada pessoa funciona no seu tempo. E quando a hora certa chegar, a coisa certa vai acontecer.
O tempo certo é o nosso tempo. O de ajuste, o de adaptação. Por isso, pressionar, criar expectativa demasiado alta, opinar, é inútil.
Digo isto, porque li o melhor texto sobre o assunto que podia ter lido.
Vale a pena ler e reflectir. Sinto-me bem por nunca me terem feito pressão para ser alguém que eu ainda não estava preparada para ser. E hoje, sou mais pessoa do que o teria sido com pressa.
A culpa não é dos que levam o seu tempo a chegar à meta. É dos que nos esperam, impacientes, na linha de chegada.
Levem o vosso tempo, tenham calma. A pressa nunca foi amiga da perfeição, como diz o Ivo.

Beijinhos, Cláudia Oliveira. 27.6.2014, Quarteira.

image

One thought on “De mãe para mãe: “Não tenha pressa, mas não perca tempo.”

Deixe uma Resposta

