Be who and what you want

“Quando for grande, quero ser veterinária” dizia, toda orgulhosa ao meu pai. Quando crescesse, a minha ambição era ter um veterinário enorme que pudesse alojar todos os animais abandonados com que me deparasse na rua. Ser a salvadora dos bobis e dos miau miaus era o que eu me imaginava a fazer. Pelo menos foi a fase que mais durou.
“Já sei!  Quando for grande quero ser arqueóloga” disse, um outro dia, anos mais tarde, quando descobri que o meu pavor a sangue não me permitia ser veterinária. “Porquê?” disse ele, o pai, sentado na poltrona a ver um documentário da National Geographic. “Porque eu gosto do Egipto e de achar coisas antigas e ossos de dinossauros e múmias de faraós.” Ele riu. Ele ria sempre. E concordou. Se é isso que queres ser – dizia – estuda por isso e luta por isso. Também me apoiou quando quis ser astronauta ou quando achava que o meu futuro era na representação, no teatro (o meu maior sonho e o que ainda conservo. Porque pisar um palco foi a melhor sensação do universo e encheu-me as medidas).
Sempre me apoiou nas minhas escolhas para o futuro, nunca descurando o conselho sábio ou a palavra de pai.
“Quando acabar o secundário, quero ser escritora, como tu”. E, de sorriso nos lábios e lágrima no canto do olho, só me disse que sim, que eu devia ser.
Ele não soube para que curso eu entrei nem qual a profissão que vou seguir. E eu, que de certa forma ainda quero ser astronauta, conservo o bicho de tanta coisa que me consome e que me vejo a ser. Se calhar, aprendo a voar e torno-me piloto. Ou escrevo poemas de banco de jardim. Mas o que eu queria mesmo, era que, qualquer que fosse a minha escolha, o deixasse orgulhoso, como daquela vez em que eu queria ser trapezista no cirque du soleil. E que sorria. Que sorria como de todas aquelas vezes em que se sentia orgulhoso das minhas escolhas. Como quando me viu, pela primeira vez em palco, no papel de Helena, de Shakespeare, mas desejando, um dia, ser uma Helena de Manoel Carlos.
(…)

image

Cláudia Oliveira, 29.6.14, Lisboa.

Deixe uma Resposta

