A idade da inocência

Hoje quis que o tempo voltasse atrás. Não sei porquê, não sei explicar, mas quis.
Mais do que isso, quis que parasse. Que se demorasse naquela fração de segundo que eu não consegui aproveitar bem. Que as cores fossem mais vívidas, a água mais cristalina, o ar mais puro.
Quis voltar atrás porque tenho saudades. De tudo. Do cheiro, do toque, da voz.
Tenho saudades de acordar cedo e, envolta numa nuvem de sono, saltar para aquela cama de casal, grande demais para mim mas do tamanho ideal para nós. Os quatro.
Manhãs de riso, abraços e beijos cheios de amor.
Hoje quis voltar atrás e colorir livros de bonecos. Ver desenhos animados pela manhã, comer sopas de pão e beber café com leite. Cantar, em uníssono, a música do Timon e do Pumba.
Hoje quis ser criança porque eu fui uma criança feliz. E que mal há em querer voltar a ser feliz?
Eu hoje sou feliz. Acordei a desejar o ontem, mas sei que sou feliz. Só que não sou inocente e isso faz toda a diferença.
A inocência faz-nos pintar o mundo de tons rosados e cheiro a incenso.
Sabemos pouco ou nada de como funciona o mundo, mas imaginamos uma magia que se desenrola para o fazer funcionar.
A melhor idade é a idade da inocência. “Se eu soubesse o que sei hoje” não teria a mesma piada. “Não sabia o que sei hoje, vivi, fiz asneira, aprendi e fui feliz”.
Hoje acordei num corpo de adulta, com vontade de vestir a minha roupa de menina, calçar os chinelos pequenos e ir para a praia.
Se eu soubesse o que sei hoje, não tinha desejado crescer”.
Hoje sei que ontem era mais feliz. Sabia menos. Era criança.

image

Cláudia Oliveira. 18.8.14

Deixe uma Resposta

