The desolation song

E, de repente, assim como quem não quer a coisa, sem aviso, começa a ser muito, começa a ser demais, começa a ser pesado. E com o peso vem a consciência de que suportá-lo nem sempre é fácil, muito menos possível.

Assomam-se mil dúvidas e pensamentos reflectivos e terminais. E pensamos “será?!” “poderá ser?”, “irei conseguir?”.  Mas, o pior disso tudo é a consciencialização do querer conseguir, mais do que o realmente poder fazê-lo. Com esforço, todos conseguimos tudo, se assim nos propusermos. Mas é necessário querer, é necessário ter vontade de caminhar descalço nas pedras duras e irregulares da calçada.

Mas o meu problema é o cansaço, é isto que não me deixa respirar. E agoniza, porque eu não me quero sentir assim, mas sinto-o e não consigo lutar contra isto. E tem dias, claro, como tudo e todos. E tem dias em que eu sou feita de sol e que me apetece sorrir porque sim e porque posso. Porque vivo e me sinto viva e sinto que esta vida vale muito mais a pena do que estar triste.

Mas tem dias em que eu acho que tudo isto cansa. Porque sorrir cansa quando me sinto cansada e ser sol queima a alma por dentro e só quero dormir. E que o dia passe, que chegue a noite, o outro dia e que eu continue, calma, a dormir. Zero preocupações, zero planos, zero coisas para fazer. Zero. Reduzir-me a mim mesma, saber o que sou e não lidar com mais do que eu mesma.

Não ter de sorrir, não ter de falar, não ter de lidar. Desapego, é a palavra final.

E é só isso que eu quero: não ser nada, sendo tudo. Não ter nada, tendo tudo. Reduz-se a mim, no final. E é só comigo que eu quero estar e lidar com. Comigo eu dou-me bem, a mim eu compreendo.

 

Deixe uma Resposta

