[love your curls]

Processed with VSCOcam with hb2 preset
love your curls. wear them proud!

desde sempre que eu não me conheci de outra forma a não ser com cabelo encaracolado. desde pequenina que ouço dizer que o meu cabelo é lindo, que os meus caracóis são tão perfeitinhos, que eu e a minha irmã temos o cabelo perfeito.
poucas pessoas sabem o trabalhão que dá para manter estes cabelos.

lembro-me de ser pequenina e de querer ter um cabelo liso. as meninas na escola tinham, as minhas barbiesbratz tinham, as personagens dos filmes, novelas e desenhos animados tinham cabelos lisos; faziam belas tranças, longas e soltas, usavam franjas e podiam fazer rabos-de-cavalo que caíam na perfeição.
eu tinha um cabelo encaracoladissímo, enorme, muito difícil de pentear de manhã; que tornava as tranças grossas demais, que o rabo de cavalo ficava estranho…

cortei o cabelo pela primeira vez aos 18 anos. não foi assim nenhum corte super radical, mas foi o suficiente. um cabelo que, molhado, me chegava ao rabo, cheio de caracóis, ficou-me pouco abaixo dos ombros. os caracóis passaram a ganhar outro formato, ficaram mais soltos, mais leves, mais da raíz.

foi esse momento em que percebi que eu amava o meu cabelo! foi com aquele corte, que eu me apercebi do tesouro que carregava na cabeça.
a Marlene sempre me disse que o meu cabelo valia muito, em cabeleireiros africanos; mas nunca o vendi.

nem sempre cuidei bem dele: já o pintei das mais diversas cores, nem sempre faço máscaras ou meto séruns.
mas aprendi a cuidar dos meus caracóis com orgulho; a não os pentear com escovas, a por-lhes creme… a mimá-los. mas o maior mimo é o orgulho de os usar.

também estico o cabelo, aqui e ali. é muito raro, se o faço 10x por ano será muito (porque também não dura muito tempo e é uma tarefa para achar alguém que mo estique como deve de ser). faço-o porque mudar é bom, e nada mais radical do que esticar estes cachos. mas o meu eu é o caracol.
são os saca-rolhas fartos que ostento, seja em que cor for.

grande parte de mim é definida pelos meus caracóis.

ontem vi um vídeo da Dove sobre meninas pequeninas que, assim como eu o fiz um dia, não se sentem confortáveis com os seus cabelos e preferiam cabelos lisos. isso pode afetar, mais tarde, a auto-estima dessas meninas, ou pode levá-las a cometer crimes que muitas africanas fazem, como desfrisar o cabelos.
o que é necessário – como mostra o vídeo -, é que as mulheres ensinem as suas filhas a amar os seus cabelos como são! porque os cabelos são todos bonitos, sejam lisos, com caracóis, encrespados, carapinhas ou afros! são cabelos nossos, belos, são a nossa identidade, falam sobre as nossas raízes!

usem o cabelo como o vosso melhor acessório, e tenham orgulho no cabelo que vos calhou, trabalhem com ele, mas não mudem a sua essência!

ficam aqui os vídeos do anúncio da Dove e o da bela modelo Ana Sofia a falar da sua coroa ! 😉

aloha, C.

Deixe uma Resposta

