[desculpas para escrever: carta a um (outrora) amigo]

fomos amigos, antes de tudo o resto, não fomos?
sei que não te telefonava a meio da noite, para falar sobre outras pessoas, mas acima de tudo fomos amigos, certo?

antes de toda aquela confusão, antes dos nossos corpos se conhecerem para lá da roupa, antes de toda a ansiedade… fomos amigos.
eu sentia-o na forma como cuidavas de mim. na forma como, de soslaio, cuidaste de mim, todas aquelas noites, no meio de todos aqueles cigarros em segunda mão, copos de whisky e conversas sem nexo.

a verdade é que estragámos essa amizade, penso eu. outros dias, apenas acho que se fomos realmente amigos, ela continuaria.
mas a vida tomou o seu curso e tu tomaste o teu.

custou-me, na altura, saber que te perdera, amigo, para outro lugar. saber que serias de outra pessoa e que a tua amizade, aquele abraço bom, não seria mais meu.

reclamei-te tantas noites e dias, naquelas ruas daquela cidade que eu tanto amo… a beber chá, ou cerveja. a jogar bowling ou a falar sobre buracos negros e o sentido da vida.

foder estragou-nos. porque nos amamámos no meio de tudo aquilo; só não conseguimos lidar com os dois lados da balança.

destruimo-nos, ambos, e eu tenho pena disso ter acontecido. mas, ao mesmo tempo, sinto-me tão abençoada da minha vida ter percorrido aquele curso, naquela altura, porque te conheci. porque vivi-te. e tu viveste em mim na pior fase da minha vida. tornaste-te a boa. e depois má.

mas olha, a vida é assim. vamo-nos vendo, aqui e ali, e sorrir. saber que já fomos amigos, talvez não seremos mais, mas ainda existe aquele carinho pela pessoa que somos, agora, longe um do outro.

viste, fizeste-me bem, foste embora. e isso fez-te bem.

estamos bem.

obrigada.
C.

0608c048829e65ce5bba6a7c29531ea9

Deixe uma Resposta

