[corrida aos Oscars #3]

oscars_logo

oba! não vinha fazer um resuminho dos filmes que tenho visto há algum tempo, já 😉
a verdade é que, ainda que tenha demorado um pouco mais, fui vendo – a tempo – todos os filmes nomeados à estatueta dourada. todos menos um, confesso: boyhood. não sei o que me deu, mas ainda não reuni o que é necessário para ficar 3 horas a ver um filme que, pelo que vi/li/sei ainda não me cativou. mas ainda temos uma semana, mais coisa, menos coisa e, até lá, vejo-o.

no entanto, todos os outros da lista estão mais-do-que-riscados. vamos lá então recapitular:
> american sniper
> the imitation game
> birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
> selma
> boyhood
> the theory of everyhting
> the grand budapest hotel
> whiplash
> foxcatcher
> gone girl
> still alice
> the judge
> unbroken
> cake
> nightcrawler
os rasurados são os que eu já vi e os quais já fiz reviews aqui e aqui. os que estão a negrito são os que vi depois e que vou comentar aqui, hoje. aparentemente, andei mesmo a guardar uns muito bons para o fim.
ainda não sei bem onde o meu coração descansa quanto aos favoritos, uma vez que este ano as expetativas foram superadas.
vamos lá:

whiplash
para começar a escrever sobre este filme eu teria quase de vos contar tudo. vi o trailer e nunca, nunca que fez jus ao filme. sabia que ia ser bom, mas nunca pensei que seria tão bom! até aqui tinha como favoritos à vitória Birdman ou A Teoria de Tudo mas, depois de ver este filme, não sei bem onde colocar o meu favoritismo.
é que se eu achava o birdman genial, acho que Whiplash está ainda mais do que genial, está num extremo tão bom!
basicamente, para quem não sabe, é a história de um aluno, numa escola de música que vai para uma banda de jazz, em que o professor é … um demónio genial… mau, duro, jerk… mas é um génio e, em parte, tem razão em puxar os seus alunos ao limite dessa forma… mas só em parte. a prestação do J.K.Simmons é das melhores coisas que eu vi nos últimos tempos, e vamos lá ver como se safa nos prémios.
talvez não tirará birdman do meu top 1, mas esteve mesmo lá perto. e que músicas! que filme!

tumblr_inline_nhlh0feYH11qapsdy

tumblr_njgsq1tbVQ1u8ht0po2_500

32c931dc1bdf38f1_Whiplash.xxxlarge_2x

991d24813faa0482e9108a1cc638dbe1

f5d263d3233cbe545cc1f6cbe0a61f3d

2014, WHIPLASH

> selma
bem… selma foi o último filme que vi, nesta sexta-feira, no cinema… e é um filme complicado. a maior parte já sabe que é sobre Dr. Martin Luther King e a sua marcha pelos direitos do povo negro, na América (e no mundo).
é um daqueles filmes que te tocam no coração, o agarram com ambas as mãos e to apertam, que sentes o gosto amargo na boca… é um filme sobre uma luta que ainda hoje não é justa, é um filme sobre a história de um povo que ainda hoje não tem o que merece… mas é uma história já conhecida, mais explorada, até, em filmes como O Mordomo, ou as Serviçais… de outra forma..
não foi o melhor que vi, nos últimos tempos, peca um bocadinho por certos clichés e certas coisas em falta… mas continua a ser um filme que merece ser visto, vivido, sentido. se calhar eu sinto mais porque tenho família negra, porque tenho sangue negro nas veias, e faz-me confusão COMO é que estas coisas aconteceram, e há pouco tempo atrás… ainda assim, vale a pena.

47d95b3a73473e45921383b6d7a5f324

863c2e19397f2f6a7475972f57fbd529

8794419ee2a0dbd2adb3a632cb8ab4c5

golden-globes-nominations

SELMA

foxcatcher
apesar de eu fazer uma vénia ao Channing Tatum pela forma como se descolou de gajo bom dos filmes para adolescentes, e dou também os meus parabéns ao Steve Carell pelo papelão que fez e que é digno de nomeação! mas, para mim, foi um filme complicado de ver… porque é muito parado, muito escuro, muito centrado… mas não é um mau filme, antes pelo contrário. foi uma história real, que envolveu dois lutadores americanos de luta-livre, um filantropista rico e, claramente, mal da cabeça, e uma morte. é real, há vídeos no youtube, há artigos, há muita informação.
vale a pena ver, sempre, porque é um bom filme, com bons atores que nunca diria que iria ver ali. à parte disso, não foi dos meus favoritos.

Foxcatcher

foxcatcher (1)

tumblr_niw0hnfzqt1syml9co1_500

602

foxcatcher-channing-tatum

vc2KOuL

still alice
as minhas expectativas não eram as maiores, exceto pela Juliane Moore, que eu sei que consegue dar muito num papel. no entanto, fiquei extasiada. foi um bom filme, Moore definitivamente ganhará o Oscar de melhor atriz.
a história de uma mulher inteligente, rica, bem na vida, no casamento, na família e no trabalho que, perto dos 50 descobre que tem alzheimer precoce é o plot ideal para sabermos que aqui está um bom filme.
vale a pena ver.

1

still-alice

transferir

cake
ao contrário de Still Alice, eu tinha grandes expectativas para ver a Anniston num papel que a tirava do cliché que Hollywood lhe colou, de ser a MILF next door, ou então a gaja da porta ao lado, que nem filhos tem, fode que se farta, é boa aos quase 50 anos e é muito bem sucedida, blá blá.
o filme até tinha tudo para ser bonzito, mas o que lhe faltava era isso mesmo: tudo.
ver a Jennifer naquele papel mexe connosco, mas é pouco mais do que isso; estava tudo feito e foi um cliché enorme… uma mulher que sofre de dores crónicas, porque sofreu um acidente, onde o seu filho pequeno morreu… e que é uma cabra do pior, trata toda a gente mal, é ingrata, fode o jardineiro e não dorme sem tomar meio frasco de comprimidos para as dores.
não é muito original, mas a Jennifer esforçou-se ao máximo, e acho que isso lhe devia ser reconhecido… o filme, no entanto, é que poderia ter sido melhor.

1418924919_jennifer-aniston-cake-zoom

Cake_Quad

cake-toronto-film-festival


e, como hoje estamos a falar de filmes, estreia também 50 shades of Grey, para as meninas se irem todas esfregar nas cadeirinhas do cinema. não está nomeado a Oscar, OBVIAMENTE, porque vai ser um fiasco.
vai render dinheiro, claramente, porque as teens e as cougars vão ver, suspirar e transpirar e desejar aquilo e outro mundo. mas a verdade é que vai ficar tãão aquém do livro – que eu li, já agora -. e o livro é uma merda, tirando a parte do sexo que é mais explícita que ver pornhub. só que na nossa cabeça.

50_shades_of_Grey_wallpaper
e pronto, por hoje é tudo. mais logo logo trarei novidades.

kiss, C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s