[flawless is a state of mind]

beyonce-flawless

aloha!

então não é que ontem e hoje a internet acordou com o grito de milhares de pessoas chocadas com fotografias não retocadas da Beyoncé, de uma campanha de 2013?!
aparentemente foi um choque colossal… milhares de pessoas criticaram aquela que, a meu ver, é a “rainha” do panorama de entretenimento musical – e não só – a nível mundial, atirando-lhe pedras e juízos de valor, em que afirmam que aquela não é a cara de uma “deusa” ou de alguém flawless como a Beyoncé canta na música do seu mais recente álbum.

ora aqui está o que eu penso: a Beyoncé é um ser humano como todos os outros, a pele dela é como a de toda a gente e, como a maioria de nós, sem maquilhagem não é a mesma coisa que vemos nas campanhas publicitárias.

aos 33 anos, e a trabalhar no mundo do espetáculo desde os 14 anos, é normal que a pele dela se ressinta, é normal que tenha rugas, é o que acontece aos seres humanos.
é facto assente que as pessoas adoram criticar as celebridades por tudo e por nada, porque fomos levados a pensar que são pessoas que têm de estar sempre impecáveis. parece que lhes exigimos isso, caso contrário todo o talento, todo o esforço e o trabalho de pouco valem, porque têm celulite, ou borbulhas na cara, ou são mais magras/gordas na vida real.

a sociedade vive uma era de exigência a nível físico soberba, é uma coisa que eu nunca vi! exigimos a pessoas que não conhecemos que sejam perfeitas, de uma forma que é quase impossível ser – a menos que se use retoques digitais – e depois ficamos desiludidos quando essas expectativas não vão ao nosso encontro.
ao mesmo tempo, criticamos as pessoas por usarem esses meios artificiais de parecerem perfeitos, porque achamos que é irreal. e é, só que somos nós que exigimos essa irrealidade às pessoas, que as forçamos a viver uma fantasia nossa. que nos desiludimos quando a fantasia da perfeição é desmistificada.

as críticas foram ainda maiores devido à música, que as pessoas interpretam como sendo um hino à perfeição. mas só quem não ouviu o àlbum como deve ser a interpreta assim; só que não conhece pretty hurts consegue fazer essa leitura.
quando canta flawless, a Beyoncé grita ao mundo que somos perfeitas na nossa imperfeição. que acordámos assim, todos os dias, sem defeitos porque cada um é flawless à sua maneira. é um hino de aceitação e não uma propaganda à perfeição que nem existe nem pode existir!!!
é sobre aceitarmo-nos como somos, da forma que acordamos, despenteadas, com sono, com borbulhas, sem maquilhagem!
é uma aceitação do que somos.

só que as pessoas acham que é acordar todos os dias como a vemos nas campanhas impregnadas de photoshop.

só quem não se aceita na totalidade, flaws and all, flawless, é que pode fazer críticas destas. só quem não se sente bem na sua pele critica alguém por se sentir bem na sua, mesmo quando isso implica uma imagem desmistificada do que o resto do mundo vê.

a verdade é que as mulheres ainda reclamam feminismo, mas ainda são umas cabras umas com as outras, porque não perdoam imperfeições, mesmo quando vivem com elas no dia-a-dia.

amem-se, mas é. ao amarem o vosso corpo, o vosso eu, ao amarem-se flawless, como são, vão ver que reparam menos nos defeitos dos outros. e também passam a gostar deles, e a vê-los como algo intrínseco a nós. a perfeição não existe, já dizia Fernando Pessoa.


“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.”


a Beyoncé é uma mulher linda, com ou sem maquilhagem e, provavelmente, é segura da sua imagem e tem auto-confiança suficiente para não se deixar abalar por estas imagens.
é altura de todas as pessoas que criticam e falam mal de terem a mesma confiança. de se amarem.

C.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s