[ser-se negra]

que bom que é ser negra – ter sangue negro nas veias, ainda que a pele espelhe a mistura cultural. que bom é poder ouvir a música dos negros, dançá-la.
adoro dançar. faz-me bem à alma, é uma necessidade minha, que tento sempre preencher. e dançar a música dos negros enche-me de alma! que bom poder dizer que isto faz parte de mim, da minha cultura.



sou uma lágrima de negra num oceano de negritude, mas faço parte. a minha mistura, a minha parte tuga é muito grande porque nasci cá e tenho mais descendência branca que negra. mas a parte africana é mais forte. não a posso – nem consigo, nem quero – contornar ou apagar por vivências maioritariamente brancas. aquela veia bate mais forte; sobressai quando ouço kuduro, uma boa kizomba, quando como a moamba deliciosa da minha mãe.
quando ouço negras/os falarem com orgulho dos seus irmãos. quando vejo mulheres a usarem – orgulhosamente – as suas coroas afro na cabeça.

sou negra, com o peito cheio de orgulho de o ser. de pele clara e sem sotaque, carapinha ou nariz chateta, sou negra de sangue e alma.
e gosto de sê-lo e, ao longo desta curta vida, aprendi que não tenho de escondê-lo, nem de camuflá-lo só porque levam a mal que eu exponha a minha negritude, porque vivo rodeada de brancos (no sentido de cultura branca).



posto isto, deixo-vos com vídeos belos de kuduro em Lisboa (não foram filmados por mim, mas podiam ter sido, já vi o Gaspar Silva muitas vezes). ser negro é isto, é viver com alegria, tendo muito ou pouco.
acho que nós sabemos melhor o que é viver assim. está no sangue. está na alma.

aloha,
c(ashier)




3 thoughts on “[ser-se negra]

Deixe uma Resposta

